domingo, 8 de maio de 2011

Hoje é delas!

Pelo menos hoje as mães receberão um obrigado, um abraço e o carinho dos seus. Nada que chegue perto do que realmente elas merecem, mas são serem que tem certeza que um beijinho do seu filho vale ouro.

Eu só consigo falar como filha, porque não sou mãe. Maternidade para mim é algo muito sério é um dom sobrenatural e não creio que todas as mulheres nasceram com ele… ainda estou refletindo. Acho lindo acompanhar as minhas amigas se tornando mães; mães guerreiras, dedicadas e lindas.

Ser mãe é se DOAR, não só o seu corpo para gerar o bebê, nem seu tempo para cuida-lo enquanto é frágil. Ser mãe é uma doação eterna; aquele seu bebezinho grisalho de 50 anos com certeza ainda precisa dela. Isso é mágico, é lindo, é inexplicável.

Minha especial homenagem a Mãe Adotante que mesmo que não tenha tido seu filho dentro dela é capaz de dar a vida por ele como se dela tivesse nascido. Um vez uma professora num bilhete, explicando seu afastamento em licença adotante, para seus alunos escreveu: "Recebi de presente de Deus, um anjo e a minha missão é cuidar e zelar por ele e por isso estou me afastando em licença." Sublime, emocionante e nunca mais esqueci.

Eu AMO a minha mãe. Ela é fofa, companheira, me dá mimo, é firme e carinhosa, é sábia, me enlouquece, me tira do sério, hehehe… nossa relação é saudável e completa.

Esses dias divaguei sobre um assunto. Quando éramos bebes fofinhos elas nos cuidavam com todo o zelo e presteza. Daí pensei: quando eu como demais, não me exercito, deixo o estres me abater, durmo pouco ou qualquer outra forma de auto-agressão, em última análise estou sendo uma baita ingrata com a minha mãe. Ela passou nove meses cuidando em dobro para atravessar a rua, cuidando para não baterem em sua barriga e depois que nasci uma parte da vida individual dela morreu pra sempre para que ela se dedicasse a mim. Passei a me sentir duplamente responsável pelo meu bem estar desde então ahahaha

Recebi e-mail do Vigilantes sobre o Dia das Mães como é realmente bonitinho vou colocar aqui.
Dia das Mães

Não deixe nunca, não só hoje, de dizer o quanto ama a sua mãe; é um bem para nós e para ela.
Feliz Dia das Mães!
Bjokas

3 comentários:

  1. Achei emocionante e tocante o que escrevestes sobre a maternidade. Nem quem é mãe, consegue sempre sentir assim.
    Bjos, Josi

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa! Obrigada pelas felicitações...realmente a palavra que mais se encaixa na maternidade é DOAÇÃO, falaste tudo...Depois q fui mãe, me senti culpada por fazer minha mãe sofrer...quantas vezes por gosto mesmo eu dizia: a vida é minha, me deixa! Se acontecer é problema meu...Não é da tua conta mãe, q chata! Nossa! Hj eu entendo perfeitamente como ela se sentia, e penso, como assim???Obvio q ela tem direito sobre mim!!! Qtas vezes ela me cuidou, trocou minha fralda, fez comida pra mim, não dormiu!!! Não teve lazer! Ela tem todos os direitos!!! Que abusada q fui!!! Tadinha...morro de pena...mãe soooofre amiga!

    ResponderExcluir
  3. Ta né, já estava emocionada e agora já estou chorando aqui... Acho q meu instinto materno está gritando... (anos...)
    Belas palavras, sábias, reflexivas, comoventes...

    ResponderExcluir